Projeto Educativo
Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias
Oferta Educativa
Princípios Orientadores da Ação Educativa
Alunos, Pais, Professores e Auxiliares formam uma comunidade educativa em que todos são simultaneamente sujeito e objeto do processo educativo, agindo e interagindo de acordo com a pedagogia de Santa Paula Frassinetti.
Escola Bilingue - 1º ciclo
“Uma língua abre-te um corredor para a vida. Duas línguas abrem todas as portas que encontras pelo caminho. “ Frank Smith (Psicolinguista)
Onde o Inglês é tão natural que parece Português...
Se o seu filho está na idade de iniciar o 1º Ciclo, considere a possibilidade de o integrar no ensino bilingue que o Colégio da Imaculada Conceição oferece desde o ano letivo de 2018/2019. A abordagem bilingue ao conteúdo programático do 1º ciclo, agora em parceria com a Helen Doron Viseu, proporciona ao seu filho um contacto natural, interativo, dinâmico e diferenciador com a língua inglesa que fará uma enorme diferença no seu futuro.
Como Funciona?
Esta oferta letiva, pioneira em Viseu, recorre à abordagem CLIL – Content and Language Integrated Learning - a Aprendizagem Integrada de Conteúdos Curriculares e Língua.Considerada pela Comissão Europeia como uma das formas mais eficazes de aprender uma língua estrangeira, esta abordagem privilegia o ensino da língua estrangeira em contexto natural numa metodologia centrada no aluno e adequada aos desafios do século XXI, recorrendo a:
• competências de análise crítica de informação • comunicação em línguas
• literacia digital • liderança • pensamento crítico • colaboração • criatividade
• empreendedorismo • e, ainda, de resolução de problemas
Assim, os alunos recebem uma parte do currículo diário em língua inglesa e, ao mesmo tempo, aprendem os conteúdos previstos nas diferentes áreas de ensino de Estudo do Meio, Matemática, Educação Artística e Educação Física, estão a adquirir conhecimentos de Inglês de forma natural e dentro do próprio contexto das matérias previstas.
São aulas com um ambiente de aprendizagem dinâmica que levam ao desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos, tanto na língua falada como na escrita. À medida que adquirem os alicerces da língua, assentes em gramática e vocabulário, os alunos põem em prática o que aprendem nas variadas áreas de estudo, inserindo de forma natural os conteúdos no seu contexto prático e ainda, ganhando as ferramentas necessárias para enfrentar as mais diversas situações na vida real.
A aposta do Colégio da Imaculada Conceição
A abordagem do CIC segue as recomendações das novas correntes metodológicas do Ensino do séc. XXI:
a) uma aprendizagem ativa, em que os alunos são os motores de todo o processo de ensino e de aprendizagem, sendo os seus próprios interesses, criatividade e iniciativas que determinam e condicionam os projetos desenvolvidos de forma interdisciplinar;
b) um ensino individualizado, em que cada aluno é tido como único, com ritmos, motivações e estilos de aprendizagem diferentes e próprios, promovendo a autorregulação;
c) uma avaliação integrada de saberes, que se baseia em diferentes elementos, ou seja, o envolvimento em projetos, a conceção do portefólio europeu de línguas, o empenho e a participação nas atividades e momentos formais de avaliação;
d) uma pedagogia de projeto, em que os alunos discutem temas e problemas atuais e concebem projetos de índole prática, procurando desenvolver uma consciência cultural crítica o mais cedo possível.
Porquê a Royal School of Languages?
Dotar os alunos com formação específica e adequada para projetos pessoais, situações do quotidiano ou ainda para exames internacionais;
Preparar para períodos de estudo ou estágio no estrangeiro (para programas como Leonardo da Vinci, ERASMUS+, entre outros);
Preparar para provas, exames, entrevistas e apresentações noutra língua (defesas de tese, por exemplo);
Desenvolver autoconfiança e competência linguística, contribuindo para uma maior facilidade de socialização e de comunicação.
Pastoral
Pastoral na Escola
No nosso Colégio, existe uma Equipa de Pastoral que pretende fazer a síntese entre Fé, cultura e saberes académicos.
Por essa razão, quando falamos da Pastoral na Escola, estamos a dizer que queremos formar a pessoa toda, estamos a afirmar que “Educar para nós é deixar-nos possuir pela Pedagogia do Evangelho que leva o homem a descobrir que é amado por Deus” (Santa Paula Frassinetti). Esse é o objetivo de toda a Pastoral, que a pessoa se descubra como um ser único e amado.
A Escola em Pastoral ajuda a fazer essa descoberta através das sessões de Interioridade, das aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, das aulas de Formação Humana e ainda pela preparação para a vivência dos tempos litúrgicos, explicando o seu sentido e significado.
Ajuda também a fazer essa síntese através dos projetos de solidariedade, para que se perceba através de gestos concretos que Deus é nosso Pai, Pai de todos a quem devemos respeitar e considerar como irmãos.
Ajuda também a pensar e respeitar “a nossa casa comum”, ajuda ao respeito pela criação, pela natureza que Deus fez tão bela, ajuda a amar o belo e o bom, ajuda a formar pessoas que vivem e respeitam a liberdade e a construir a fraternidade universal.
A Pastoral dinamiza, ao longo do ano, diversos momentos de vivência da fé cristã, como as celebrações eucarísticas para a comunidade educativa, as vigílias e os roteiros de oração nos momentos litúrgicos fortes, na semana de Santa Paula, no Advento, na Semana da Unidade dos Cristãos, na Quaresma e Páscoa, entre outros. Para os alunos do 1º ciclo, há ainda os grupos de catequese, sendo que as festas catequéticas são realizadas na Capela do Colégio.
A atividade T3 (Tempo para Parar, Refletir e Conviver) é realizada anualmente por cada turma num espaço e num tempo propícios à reflexão. O objetivo principal é levar o aluno a descobrir-se, a valorizar-se, para melhor se relacionar e se comprometer com os outros, com o mundo e com Deus.
Tema do Ano 2024/2025
“No caminho… escolher a leveza”
A imagem quer reforçar a comunicação gráfica do caminho, da escolha e da descoberta da “pobreza que torna possível a leveza, flexibilidade, generosidade, criatividade…”
Tema do Ano 2023/2024
“No caminho… Amar e abraçar a realidade”
Olhar a comunicação gráfica da imagem de No caminho para amar e abraçar a realidade implica descobrir:
Tema do Ano 2022/2023
Um caminho a habitar
… o caminho da
hospitalidade
Esta imagem gráfica procura colocar-nos dentro da senda em que o Capítulo Geral XXII nos lançou, e desafia-nos a descobrir o caminho que somos chamados a habitar como comunidade educativa: Onde somos chamados a “morar”? Para quem somos convidados a estar presentes e inteiros? A quem acolher e incluir?